CURSO E-SOCIAL EM GESTÃO DE EMPRESAS SMS

CURSO E – SOCIAL EM GESTÃO DE EMPRESAS SMS

O Governo Federal ( Ministério da Economia), deverá substituir o eSocial por outros dois outros Sistemas mais simples: Um da Receita Federal e outro do Trabalho e Previdência.

O E-Social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é um projeto do Governo Federal que engloba:

a) A Receita Federal;

b) O Ministério do Trabalho e Emprego;

c) O Ministério da Previdência Social;

d) O Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ); e

e) A Caixa Econômica Federal.

O E-Social tem objetivo de reunir e centralizar, de forma digitalizada, todas as informações a respeito de: Condições Trabalhistas, Fiscais, previdenciárias e Tributárias das empresas, (incluindo MEI’s com empregados) e trabalhadores.

A adequação das empresas ao E-Social é de modo obrigatório e o não cumprimento pode acarretar em diversas “dores de cabeça”, como penalidades e multas. Para as empresas, a vantagem do E -Social é a desburocratização do processo de prestação de informações ao governo, além de reduzir tempo e papéis.

O programa eSocial trouxe também diversas exigências para todas as empresas que  devem seguir as Normas Regulamentadoras (NR’s) impostas pelo Ministério do Trabalho ( MTE ). O  objetivo é que o registro de informações referentes às Normas Regulamentadoras ( Nr’s ) seja feita de forma mais rápida do que antes.

Observação Geral: Deverá ser criado um modelo para as grandes e médias empresas e outro modelo mais simplificado para as micro e pequenas empresas.