CURSO SAÚDE OCUPACIONAL DO TRABALHADOR

CURSO SAÚDE OCUPACIONAL DO TRABALHADOR

A Saúde do Trabalhador constitui um campo da Saúde Pública que compreende a articulação entre produção, trabalho e saúde. Pressupõe-se que o trabalho é um importante determinante do processo saúde – doença, assumindo a concepção de que os trabalhadores são sujeitos de sua história e atores fundamentais na conquista d melhores condições de trabalho e saúde.

Os modelos Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalhador coexistem em âmbito nacional e mundial, possuindo níveis de atuação distintos face ao entendimento de ambas em relação ao processo saúde – doença relacionado ao trabalho.

A Saúde Ocupacional é comumente, representada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Órgão Responsável por normatizar dentre outros assuntos, a saúde e segurança dos trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho ( CLT ) através das Normas Regulamentadoras.

Seu nível de atuação restringe – se ao âmbito do trabalho permanecendo focado apenas nos trabalhadores e em normas pactuadas entre governo, empregados e empregadores.

A Saúde do Trabalhador Extrapola “todos os muros da fábrica”. O Trabalho é visto como um dos determinantes sociais que levam o indivíduo ao adoecimento e extrapolam a visão para o ambiente e coletividade.

DIREÇÃO TÉCNICA: PROF. ENG. KARLOS RIBAS