CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM BIOSSEGURANÇA

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM BIOSSEGURANÇA

A Biossegurança pode ser definida como o conjunto de estudos, ações e procedimentos que têm como objetivo controlar e evitar riscos à biodiversidade provocados pela utilização de agentes potencialmente perigosos, tais como agentes físicos, biológicos ou químicos.

As Ações de Biossegurança, de modo geral, englobam aspectos como: Prevenção e proteção do trabalhador; Minimização de riscos em atividades de pesquisa; Minimização de riscos no desenvolvimento tecnológico; Minimização de riscos na prestação de serviços; Proteção da saúde dos homens; Proteção da saúde dos animais; Proteção do meio ambiente.

O uso sadio e sustentável de produtos alimentícios derivados da biotecnologia e suas aplicações para a saúde humana são critérios que também se enquadram nas preocupações da Biossegurança, de acordo com a Organização das Nações Unidas ( ONU ) para a Alimentação e Agricultura.

As boas práticas e medidas preventivas de produção ajudam, em muito, a proteger à saúde dos funcionários das empresas e de toda a comunidade consumidora.

A Lei de Biossegurança, que existe desde 2005, tem enfoque nos riscos envolvidos nas técnicas de manipulação de organismos geneticamente modificados. O Órgão que regula essa lei é a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança . . .