Blog CTCAT Brasil

Artigo: DRY WATER – ÁGUA SECA / ÁGUA SÓLIDA

Fonte Imagens: Internet

A água é o recurso natural mais abundante do planeta que além de matar a sede, está nos alimentos, nas roupas, nos carros, em todos os produtos que consumimos. Mas este recurso tão imprescindível para a sobrevivência dos seres humanos enfrenta uma crise de abastecimento.

Acredita-se que cerca de 40% da população global viva hoje sob a situação de estresse hídrico e as pessoas que habitam as regiões menos desenvolvidas sofrem mais e só tendem a ter uma perspectiva futura de maior escassez. O mau uso da água, principalmente, na agricultura, que consome cerca de 70% desse recurso vem preocupando muito os cientistas que estudam a sustentabilidade hídrica do planeta.


Vários estudos sobre a forma de irrigar as áreas agrícolas vêm sendo testados pelo mundo afora, de modo que se possa encontrar uma maneira mais racional do uso da água, a fim de não comprometer o abastecimento desse recurso tão valioso para a humanidade.

Harold Jensen inventou um Gel chamado de DRY WATER, Água Seca em inglês que colocado na base das plantas, libera umidade lentamente, demorando cerca de dois a três meses para perdê-la, tempo suficiente para que uma pequena planta possa alcançar o lençol freático. Essa fórmula foi desenvolvida até se chegar à constituição de 97,85% de Água, 2% de Goma Vegetal e 0,15% de Sulfeto de Alumínio.


Esta nova Tecnologia pode ser um auxílio para a Irrigação Temporária e/ou uma solução para locais onde não se tem condições de levar água até as plantas. Trata-se de Água Solidificada em forma de Gel, sendo um produto natural, não tóxico e 100% biodegradável.

O processo é realizado através de bactérias existentes no solo que iniciam a quebra dos ingredientes do produto em forma de Gel. Dessa forma a Água Sólida volta ao seu estado original sendo absorvida totalmente pelas raízes das plantas. Essa liberação ocorre em etapas lentas de modo a permitir uma aplicação de 30 dias (estojo perfurado) e 90 dias (estojo fechado com uma abertura inferior).


A Água Seca (DRY WATER) ou Suplemento de Irrigação (como é conhecida no Brasil),permite também que árvores sejam plantadas em regiões de baixo índice pluviométrico. Não é um Polímero e nem um Condicionador de Solos e sim uma nova Tecnologia.

A instalação é bem simples, basta escavar um buraco no solo e em um ângulo de inclinação de aproximadamente 30º colocar o Estojo de Gel. Existem embalagens de Tetrapack (transplante de mudas), Estojo Plástico (troca de Refil) e Estojo Perfurado.

Os egípcios plantaram cerca de dois milhões de árvores no Deserto do Saara, utilizando esta tecnologia. Cada árvore sobrevive com dois pacotes de gel (Água Seca) por vários meses. Se houver êxito, será a primeira floresta secundária, da história, em um Deserto.

Prof. Eng. Karlos Ribas ( Saber na Rede  )